Pulgas em Cães e Gatos: Perigo e Incômodo!

As pulgas causam coceira, alergia, feridas e até queda de pêlos.

Se você encontrar pulgas sobre seu amigo ou notar aqueles famosos "pontinhos pretos", que são as fezes do inseto adulto na pele e nos pêlos do animal, o ideal é buscar o quanto antes o tratamento mais adequado, conforme orientação do Médico Veterinário.

Conheça o ciclo de vida da pulga, algumas curiosidades, os riscos para a saúde da relação entre você e seu amigo, as atitudes que podemos tomar e alguns mitos.

Ciclo:

O ciclo de vida deste parasita possui quatro fases: ovo, larva, pupa e adulta. A fase que nós vemos sobre o animal é apenas a adulta, que representa 5% de toda a infestação. Os 95% restantes estão no ambiente.

Ovos:

A fêmea pode depositar de 400 até 2 mil ovos em sua vida adulta.

Os ovos não são visualizados facilmente a olho nu; possuem casca lisa e não são adesivos, portanto, mesmo que a pulga os deposite sobre o animal, eles acabarão caindo no chão. Só vão permanecer naqueles animais que tiverem a pelagem muito espessa.

São resistentes a produtos de limpeza e às adversidades do ambiente.

Dependendo do clima, essa fase dura de 2 até 12 dias.

Larvas:

Com formato de vermes, ficam em lugares com o mínimo de luminosidade, como frestas de tacos, fibras de tapetes e carpetes e nos rejuntes de piso frio.
São sensíveis a vibrações, por isso quando vamos limpar a casa, varrer ou passar aspirador, elas se enrolam, o que acaba dificultando a sua retirada.

Escurecem após se alimentarem de matéria orgânica presente no ambiente. Nos últimos dias como larvas, param de se alimentar. Então tecem uma seda adesiva ao redor de si mesmas, que aderirá partículas do ambiente, formando assim a pupa. A fase de larva dura de 9 até 20 dias.

Pupa:



A pupa é semelhante a um casulo, sendo muito resistente às condições externas e aos produtos de limpeza. Dependendo do clima, esse estágio pode durar de 7 até 365 dias.




Adulta:


A pulga adulta sai da pupa mediante um estímulo externo, como calor, umidade, vibrações e gás carbônico, para então procurar um hospedeiro.

As adultas são hematófagos (alimentam-se de sangue) e podem viver até 113 dias.



Curiosidades:

Origem:

Voltando aos primórdios, verificamos que a pulga está em nosso planeta há muito tempo. Estudos indicam o aparecimento dos ancestrais da pulga na Era Paleozóica, cerca de 280-225 milhões de anos a.C. Existe comprovação de ancestrais mais parecidos com as pulgas de hoje datando da Era Cenozóica (65-50 milhões de anos a.C.).

A espécie mais comum no Brasil é a Ctenocephalides felis felis, que foi introduzida no continente americano possivelmente no século XVI com a vinda dos colonizadores europeus e seus animais.

Espécies:

Você sabia que existem em torno de 2.500 espécies diferentes de pulgas?

Conheça algumas delas:

Ctenocephalides felis felis - Parasita os cães, os gatos, o homem em algumas situações.
Ctenocephalides canis - Parasita os cães, os gatos e o homem em algumas situações.
Pulex irritans - Parasita preferencialmente os homens, mas também cães e gatos.
Xenopsylla cheopis - Pulga dos roedores; pode também picar o homem, sendo a principal vetora da peste bubônica.
Tunga penetrans - Popularmente conhecida como "bicho-do-pé", acomete os mamíferos penetrando na sua pele.

Observações:
  • A pulga é um parasita muito voraz. 72 pulgas adultas podem consumir 1ml do sangue do animal por dia.
  • A pulga é uma ótima saltadora. Ela pode saltar mais de trezentas vezes a altura do seu próprio corpo. Se nós pudéssemos fazer isso, seria o equivalente a pularmos a altura do Pão de Açúcar!
  • As pulgas adultas, após saírem das pupas, procuram ficar nas pontas dos tapetes, dos móveis ou em cima de qualquer objeto para facilmente localizar o seu hospedeiro.
Riscos:
  • A pulga é o hospedeiro intermediário do Dipylidium caninum, que causa uma doença grave no animal e no homem causa a Zoonose Dipilidiose
  • A picada da pulga causa irritação na pele dos animais ou DAPP (Dermatite Alérgica à Picada de Pulgas), além de anemia, irritação e estresse.
Atitudes:

Para os Animais:

A Bayer possui uma ampla linha de produtos para o tratamento dos nossos amigos e também do ambiente onde eles vivem.

Confira toda a linha de Antipulgas para cães, pois para cada situação a Bayer tem uma solução. Conheça o Bayer Parasite Solutions.

Procure um Médico Veterinário para orientá-lo adequadamente.

Para o Ambiente:

A Bayer possui o Fleegard®, Antipulgas para ambientes internos e o Bolfo®, Talco Antipulgas.

Procure um Médico Veterinário para orientá-lo adequadamente.

Mitos:

"O meu animal não tem pulgas porque ele vive dentro de casa, que é muito limpa." - As pulgas sobrevivem em qualquer ambiente, seja interno ou externo. Muitas vezes, as áreas internas das residências acabam oferecendo até mais condições propícias para a proliferação e o esconderijo das pulgas, sendo que suas formas jovens são muito resistentes a produtos de limpeza.

"Percebi que meu animal está cheio de "ovos" pretos na pele e nos pêlos." - O ovo da pulga não é perceptível visualmente, pois é minúsculo, além de sua coloração ser perolada e não preta. Aqueles pontinhos pretos que vemos na pele do animal são as fezes da pulga adulta, principal alimento das larvas.

"O meu animal de estimação não pode ter pulgas porque, se tivesse, estariam subindo nas pessoas que vivem na residência." - A pulga do cão só subirá em humanos em último caso. Elas têm preferência por cães e gatos. O fato delas não subirem em nós, não quer dizer que não estejam em nossas residências.

"A minha casa é toda de piso frio, não tem pulgas." - A pulga sobrevive e se prolifera em qualquer tipo de superfície.

"O meu animal de estimação não pode ter pulgas porque eu as veria." - Nem sempre o parasita fica o tempo todo no mesmo ponto do corpo do animal. Poderemos notar a coceira e visualizar as fezes. Se o animal estiver se coçando muito, o ideal é levá-lo ao Médico Veterinário de nossa confiança.