O proprietário, ao limpar os ouvidos de seu animal, vai notar a presença de uma grande quantidade de cera nos ouvidos, de cor castanha bem escura, quase preta. O cerúmen em excesso é causado por uma reação do conduto auditivo em decorrência da presença de inúmeros ácaros (sarna).
A coceira é um sinal caracterÃstico da sarna. O animal coça muito as orelhas, geme e pode chacoalhar a cabeça insistentemente. Esse tipo de sarna fica restrito ao conduto auditivo, não aparecem lesões no resto do corpo animal e as pessoas que convivem com ele não correm risco de se infestarem. A sarna otodécica é exclusiva dos animais.
O excesso de cera nos ouvidos e o traumatismo causado pelo ato de se coçar violentamente com as patas traseiras fazem com que o cão ou gato desenvolvam inflamação nos ouvidos (otite), o que causa dor e agrava o desconforto.
A sarna otodécica é contagiosa entre os animais. Quando há mais de um cão ou gato na casa, mesmo que apenas um apresente os sinais clÃnicos, todos devem ser tratados. O tratamento consiste em aplicar medicamentos parasiticidas no conduto do animal, diariamente, por um perÃodo de tempo prolongado, a critério do veterinário. O ácaro, embora não cause lesões fora do conduto auditivo, pode estar presente na pelagem do animal. Assim, além do tratamento nos ouvidos, banhos parasiticidas são aconselhados, além da desinfecção de mantas e caminhas onde o animal costuma se deitar.
Mesmo após a cura, notada através da interrupção da coceira e desaparecimento da cera, o animal pode se reinfestar se estiver em contato com outros cães ou ambiente contaminados.
O ouvido sadio não apresenta cerúmen (cera), odor desagradável ou coceira. Em qualquer um desses casos, leve seu amigão ao veterinário.
Otodectes cynotis - Causador da Sarna Otodécica ou Sarna de Ouvido em Gatos e Cães
A sarna de ouvido nos gatos, causada pelo Otodectes cynotis, é bastante comum. Esse ácaro não cava túneis como o Sarcoptes. Ele fica na superfÃcie da pele do condutos auditivo. O seu ciclo é composto pelas fases de ovo, larva, duas fases de ninfa e o adulto (macho ou fêmea). A sarna de ouvido causa coceira intensa, balanço de cabeça e arranhões nas orelhas pela coceira. A confirmação do diagnóstico do tipo de sarna é feita pelo Médico Veterinário.
Ovos
A fêmea deposita os ovos com um tipo de cimento que faz com que o ovo fique aderido à pele. As larvas eclodem dos ovos após 4 dias de incubação. A larva alimenta-se por cerca de 3 a 10 para depois passarem para o estágio de Ninfa.
Larvas e Ninfas: Otodectes cynotis - Causador da Sarna Otodécica ou Sarna de Ouvido em Gatos e Cães
A Ninfa passará por dois estágios antes de se transformar no ácaro adulto (macho ou fêmea).
Adultos: Otodectes cynotis - Causador da Sarna Otodécica ou Sarna de Ouvido em Gatos e Cães
Os adultos podem viver até dois meses. Alimentam-se de fragmentos de pele. O ciclo completo dura três semanas.
Veja também o ciclo do Sarcoptes Scabiei, ácaro causador da Sarna Sarcóptica em cães e gatos.
Curiosidades
Otodectes cynotis - Causador da Sarna Otodécica ou Sarna de Ouvido em Gatos e Cães
* A sarna de ouvido pode ocorrer em todas as raças de cães e gatos, em todas as idades.
* Os ácaros adultos são grandes e brancos.
Sarcoptes scabiei - Causador da Sarna Sarcóptica ou Escabiose em Cães e Gatos
* O Sarcoptes scabiei não sobrevive fora de seu hospedeiro por mais de 24 horas.
* Esse ácaro possui "ventosas" nas patas, pelas quais se adere à pele do hospedeiro.
A Sarna Sarcóptica geralmente inicia-se pela cabeça, mas rapidamente se espalha pelo corpo.
Riscos
Otodectes cynotis - Causador da Sarna Otodécica ou Sarna de Ouvido em Gatos e Cães
A presença do ácaro causa irritação nas orelhas. Pode ocasionar infecção bacteriana secundária.
* Em casos de grandes infestações em animais não tratados pode ocorrer até a surdez.
Sarcoptes scabiei - Causador da Sarna Sarcóptica ou Escabiose em Cães e Gatos
* A Sarna Sarcóptica causa coceira intensa.
* Altamente contagiosa, pode acometer os humanos.
* Causa intensa irritação e estresse.
Oportunidade para surgimento de infecção bacteriana.
Atitudes
Em caso de suspeita de sarna o animal de estimação deve ser encaminhado ao Médico Veterinário.
Sarna Otodécica ou Sarna de Ouvido
* Recomenda-se usar luvas para manipular o animal, não pelo ácaro em si, mas pela possibilidade de infecções bacterianas e micóticas associadas, que poderiam ser transmitidas aos dedos/mãos de quem faz a higiene do conduto auditivo.
Sarna Sarcóptica ou Escabiose em Gatos e Cães
* É contagiosa entre os animais e os seres humanos. Convém isolar o animal contaminado até que sua saúde se restabeleça após o tratamento acompanhado pelo Veterinário.
* Os pontos do corpo humano onde a Sarna Sarcóptica ocorre com mais freqüência são nos antebraços, no abdômen e no pescoço (devido contato). As lesões são parecidas com picadas por pernilongo com intensa coceira. Se isto ocorrer, um Médico Dermatologista (humano) deve ser consultado.
* Recomenda-se utilizar luvas para manipular o animal contaminado.
* As pessoas que tiverem contato com o amigo de estimação com sarna, sem o uso de luvas, devem lavar bem as mãos com água e sabão. Orientar o mesmo para as crianças que brinquem com o animal de estimação.
* Recomenda-se lavar os tapetes, panos e roupas utilizados por esses animais.
A Bayer possui o produto Advocate® Gatos, que tem indicação para Sarnas Otodécica e Sarcóptica em Gatos.
O diagnóstico é das Sarnas é feito através de um exame de pele simples chamado "raspado de pele", realizado pelo Médico Veterinário, que avaliará e orientará o tratamento adequado para o animal de estimação.