ATENÇÃO: Calor exige cuidado redobrado!

6 males do verão!



O Brasil vem sofrendo muito com essa onda de calor intenso que parece não ter fim, não é mesmo? Agora você já parou pra pensar que se está difícil para você, como deve estar para o seu fiel companheiro?

Pois bem, nossos amiguinhos sofrem, e precisamos de alguns cuidados essenciais, pois o calor traz com ele alguns problemas que perturbam tanto a gente como os nossos bichinhos.

A seguir, veja 6 possíveis problemas que na época do calor só aumentam. Temos que ficar atentos:


1. Pulgas - Esta é a época em que elas mais infestam os peludos. A coceira é o primeiro sinal. Cheque a presença de pulgas e verifique a aplicação dos antipulgas de controle, indicados pelo seu veterinário. É muito importante que se faça uso desse medicamento, pois a pulga é um bicho ingrato que além de causar possíveis danos aos nossos bichinhos, se proliferam muito rápido e com isso fica mais difícil de combater.

2. Carrapatos - Você ja sabe que os carrapatos são transmissores de graves doenças aos cães e também às pessoas. Aproveite o calor, limpe bem seu quintal, eliminando os focos de procriação e cheque o calendário de aplicações dos carrapaticidas. A doença do carrapato tem cura, porém não tratada leva a morte.

3. Leishmaniose - A doença é transmitida principalmente por ratos e põe em risco pessoas e bichos que vivem em áreas em que se tem contato com esses roedores, mesmo áreas urbanas. Água e alimentos podem ser contaminados por meio da urinado rato. Desta forma, os cães ficam vulneráveis ao contágio ao passearem pelas ruas e parques, pois a penetração da bactéria ocorre por meio das mucosas (olhos, narinas, boca) em contato com a água contaminada. Se você está em região endêmica para esta grave zoonose, converse com seu veterinário e faça uso da coleira protetora contra o mosquito transmissor.

4. Miíase - São as infecções de larvas de mosca nas feridas dos animais (conhecida como bicheira). Em épocas de calor as moscas aparecem em maior número, portanto atenção com a higiene. Isolação - sombra e água fresca para seu melhor amigo. Não esqueça disso!

5. Gastrenterites - Causam vômitos e diarréias. Também podem apresentar sintomas como letargia e falta de apetite. As GE são associadas a vários factores, mas mais frequentemente com a ingestão de alimentos em mau estado de conservação, então é muito importante que você fique atento as rações úmidas e as comidinhas, pois nos dias de calor estragam mais facilmente.

6. Dermatite bacteriana e fúngica - Calor e umidade, tudo que as bactérias e os fungos precisam para irritar a pele dos cães. Pense sempre em deixar seu amigo tosado em épocas de calor e, após os banhos, secar bem é imprescindível, assim você diminui a ocorrência de dermatites.

Pense em tudo isso e curta o verão!


© Texto Produzido Por Luciana Madjarof Bussamra