Você Sabe o que é Etologia Canina?

O cão é, dos animais domésticos, o que mais se adaptou ao convívio com o ser humano.

Além de nos proporcionar uma excelente companhia, preenchendo nossas horas de solidão, presta relevantes serviços no trabalho de equipe.

A admiração pelo despojamento do caráter canino, remonta dos primórdios desse relacionamento.

As atitudes e o comportamento desses animais nos tocam, não só pela simplicidade, mas, também, pela mais completa ausência de revanchismo.

A etologia é uma ciência, relativamente nova, que trata o comportamento ético individual e social dos animais, estudando-o, apenas, pela observação e anotação, guardando o respeito à territorialidade e à privacidade, sem a mais tênue interferência.
 
O pai dessa idéia, Konrad Lorenz, realizou alguns trabalhos de campo, juntamente com seu grande amigo e assistente Paul Leyhausen, no início deste século. Mais tarde, adotaram essa idéia Nicolaas Timbergen, Eibl Eibesfeldt, Solly Zuckermann, D. McFarland, A. Houston e tantos outros.

Exclusivamente pela observação, o estudo ético do comportamento animal, possibilitou a posterior análise e a determinação da etiologia dalgumas dessas características que estarrecem o homem, pela sua incapacidade de acessá-las.

As sociedades mais primitivas, as menos civilizadas, são as mais lógicas e as mais próximas desse almejado comportamento.

Todos os "métodos didáticos" civilizados são radicalmente opostos ao de todas as outras espécies animais, classificadas, ainda hoje, como "irracionais".

Desde o nascimento nós aprendemos a não fazer.

Aos seis meses começamos a aprender a segunda palavra: “mamãe”.

Assim, no lugar de proporcionar experiências, ensinamos a obediência.

Os outros animais, só aprendem com o resultado positivo de suas experiências.

Fonte: Arca de Noé
Fotos retiradas da Internet